English
Rabeca.org
Camerata de Rabeca - Camerata De Rabeca Crescer Para O Futuro.

Camerata de Rabeca


Foto: Camerata De Rabeca

Camerata De Rabeca Crescer Para O Futuro. (2012)

A Camerata de rabeca é um trabalho que teve inicio em março de 2012 e a ideia é divulgar e trabalhar esse instrumento tão bonito e de som propio.

O projeto da camerata de rabeca surgiu após o educador e musico Miguel Alves Nascimento Neto,ter vindo morar na cidade de Ilha Comprida no ano de 2006. Com formação em violino clássico o musico conheceu a rabeca e começou a pesquisar sobre esse instrumento.

No ano de 2012 com a apresentação de uma ideia diferenciada da concepção que rabeca seria um instrumento de velhos e que só tocaria um único estilo musical começou a oficina de rabeca e o grande diferencial dessa oficina foi a Camerata de Rabeca,a ideia de montar a camerata surgiu porque seria uma forma diferenciada de se trabalhar esse instrumento.

A rabeca é um instrumento que segundo a historia surgiu no norte da áfrica e desde então sua utilização é em festas religiosas,bailes de fandango e musica cigana em alguns pontos da Europa.Mas com os intensos estudos que vem fazendo nos últimos anos o educador chegou a conclusão que dentro dessa característica da rabeca de ter um som fanhoso,ou ser chamado o primo pobre do violino,se poderia fazer uma formação diferenciada do que estamos acostumados ver e também poderia ser explorada com mais sensibilidade o som da rabeca,foi então que o educador no começo de 2012 apresentou a proposta da camerata de Rabecas, a ONG Crescer Para O Futuro vendo essa proposta logo abraçou a causa porque além do tradicional o educador garantiu que poderiam ser explorados outros estilos musicais com a rabeca. E desde março de 2012 estamos trabalhando e bom que em pouco tempo de trabalho a camerata já participou de 2 edições do revelando São Paulo,participou do revelando Vale do Paraiba e do revelando capital, alem de algumas audições internas em sua sede.

Hoje podemos dizer que com poucos meses devido a esforço de equipe e dedicação dos alunos estamos alcançando grandes resultados hoje a Camerata já conta com 12 rabecas 4 violões 1 contrabaixo e 4 percussionistas.Não pretendemos parar na camerata o nosso objetivo é dentro de algum tempo implantar uma orquestra de rabecas na crescer para o futuro e não só isso mais utilizando a musica como ferramenta para mostrar para essas crianças e adolescentes que eles podem ser cidadões multiplicadores e que levem essa nossa cultura adiante e não deixar ela morrer.

Quando falamos em CULTURA estamos falando em transmissão de conhecimentos uma nova aprendizagem então se é passado de um para o outro jamais devemos pensar em deixar acabar.

E a Camerata tem um diferencial, o Musico e professor Miguel vendo que com algumas mudanças na construção da rabeca poderia se alcançar uma sonoridade diferenciada sem deixar de lado as características do instrumento com isso sentou-se com o luthier e artesão Odirlei Franco De Lima e juntamente começaram a fazer alguns testes para grande surpresa o teste deu resultado e hoje temos uma rabeca com um som diferenciado e esperamos em breve estar com novas ideias para cada vez mais fortalecer esse trabalho de extrema importância para a cultura Brasileira.

Descrição

A Camerata hoje conta com 12 rabecas 3 violões 3 na percussão e 1 contrabaixo.

Contato de imprensa

013 38421055 ou 01397659221 e 13 81862567

Fonte:

Mais informações:

http://www.facebook.com/CamerataDeRabecaCrescerParaOFuturo

Indice = 492

Deixar Comentário



ERROR: permission denied for table comentarios