English
Rabeca.org
Orquestra de Rabecas do Sertão - Orquestra de Rabecas do Sertão


Orquestra de Rabecas do Sertão


Foto: arquivo

Orquestra de Rabecas do Sertão (2007)

Criada em Montes Claros durante as Festas de Agosto de 2005, a Orquestra de Rabecas do Sertão, única no mundo, inicialmente reuniu tocadores de rabeca oriundos dos diversos grupos de folia e ternos de congado da região, que já se apresentavam em festas tradicionais como folia de reis, festa de Santa Luzia, São Sebastião, entre outras, tocando músicas do cancioneiro popular.

Segundo o coordenador Leonardo Avelar, a orquestra cresceu, outras composições foram acrescentadas ao repertório e o grupo passou a apresentar canções de artistas consagrados como Almir Sater e Zé Coco do Riachão, tendo sempre como base a rabeca, espécie de violino de timbre mais baixo, com quatro cordas friccionadas em arco com crina untada em breu, que tem uma sonoridade roufenha e melancólica, tocada apoiada na altura do coração ou no ombro esquerdo, sempre a voluta para baixo.

Na sexta-feira, 29, acontece o lançamento do selo comemorativo dos 150 anos de Montes Claros, no parque de exposições João Alencar Athayde e show com Chico César, Pedro Moraes e Ruído Jack, na Praça de Esportes. Toda a programação é gratuita.

Fonte:

Mais informações:

http://www.onorte.net/noticias.php?id=8760

Indice = 122

Deixar Comentário



ERROR: permission denied for table comentarios