English
Rabeca.org
Manoel da Costa Raiol - Manoel da Costa Raiol


Manoel da Costa Raiol

Manoel da Costa Raiol (2008)

Outro componente do Grupo Rabeca de Bragança que merece destaque é seu Manoel Raiol, filho de Seu Zé Brito, pioneiro da rabeca em Bragança. Seu Manoel já tocou rabeca por diversas festas populares como os cordões de pássaros, carnavais, festa de dança. Sua primeira rabeca foi confeccionada por seu pai, Mestre Brito. “Meu pai se propôs ao desafio de fabricar pela primeira vez uma rabeca e não deu certo”. O instrumento foi confeccionado com uma matéria-prima chamada ”caranã”, árvore muito comum em nossa região. Viu que sua experiência não deu certo e passou desde então a fabricar a rabeca com madeira de “cedro”, material leve e resistente, ideal para a fabricação deste instrumento e que também é muito encontrada nas proximidades.

Convidado por Júnior Soares, compositor e intérprete de músicas regionais, a realizar oficinas de confecção de rabecas aos jovens de Bragança “Com a morte de meu pai, há três anos, passei a fabricar a Rabeca da mesma forma que ele, utilizando técnicas primitivas, mais caseiras”, revelou Manoel.

A arte da fabricação da rabeca é ensinada por Manoel a jovens e adolescentes de Bragança, como forma de preservar a tradição. Na oficina, os participantes aprendem sobre marcenaria, familiaridade com ferramentas, noções de segurança, técnicas específicas relacionadas ao instrumento; também são discutidos temas relacionados às tradições culturais e populares do instrumento rabeca, o que o distingue do violino e debate sobre a questão ambiental, a partir da origem da matéria prima – madeira – e as necessidades de sua preservação. Como se trata de uma turma de jovens, um tema recorrente tem sido a questão da violência e falta de perspectiva de emprego e renda.

Fonte:

Indice = 117

Deixar Comentário



ERROR: permission denied for table comentarios